QUARTA-FEIRA,
16 DE MAIO
14:00h - Credenciamento.
14:30h - Abertura.
15:00h - Palestra "Uma Breve História da Luz". (Prof. Dr. Marcelo Ricardo Souza Siqueira, UNIFAP)
16:00h - Intervalo/Coffee Break.
16:30h - Atividade Experimental sobre a Luz.
QUINTA-FEIRA,
17 DE MAIO
15:00h - Palestra "Foi o último prêmio Nobel de Física: Detecção de Ondas Gravitacionais". (Prof. Dr. Juan Díaz Bulnes, UNIFAP)
16:00h - Intervalo/Coffee
Break.
16:30h - Apresentação de Pôsteres (Alunos).
SEXTA-FEIRA,
18 DE MAIO
15:00h - Oficina de Robótica.
16:30h - Intervalo/Coffee Break.
17:00h - Apresentação das linhas de Pesquisa, Ensino e Extensão (Professores, Pesquisadores, Alunos de Pós-Graduação) em Pôster.
SÁBADO,
19 DE MAIO
9:00h - Palestra "A História da Física no Estado do Amapá". (Prof. Dr. Argemiro Midônes Bastos, IFAP)
10:00h - Mesa redonda: Perspectivas da Física no Estado do Amapá: Ensino, Extensão e Pesquisa.
Convidados: Dr. Alan Ubaiara (UNIFAP), Dr. Robert Zamora (UNIFAP), Dr Argemiro Bastos (IFAP), Esp. Rosivaldo Gama Júnior (UEAP).
RESUMO da palestra “Uma Breve História da Luz”.
A luz é uma das entidades fundamentais do universo. É uma manifestação da natureza capaz de excitar o sentido da visão, numa faixa de comprimentos de onda de 400 à 700 nm, e que se propaga pelo espaço através de fótons, que viajam com uma velocidade de aproximadamente 300.000 km/s. Como se tudo isso já não fosse o suficiente para gerar curiosidade, ainda podemos imaginar o impacto da luz nas vidas humanas cotidianas e vida de todo o resto do ambiente que nos cerca. As moléculas que compõem todos os seres vivos, que nos fornecem energia, e que são responsáveis pela vida terrena são compostas de ligações químicas que são nada mais nada menos do que uma forma que a natureza encontrou para armazenar a energia proveniente de nossa estrela mãe, o sol. A luz que nos é fornecida de graça por esta estrela também contém segredos íntimos sobre o universo e seu estudo revelou, e ainda poderá revelar, novas formas de conhecer o cosmos. Nesta palestra iremos abordar de forma geral as ideias de alguns dos grandes pensadores que contribuíram para o conhecimento atual sobre a luz e iremos entender qual a sua importância, suas aplicações e possíveis tecnologias futuras.
PALESTRA "Uma Breve História da Luz"
RESUMO da palestra “O Premio Nobel de Física 2017: A detecção de ondas gravitacionais”.
A física oferecida no nível de graduação em curso superior descreve fenômenos em sistemas físicos fechados que apresentam um comportamento linear, mas as maiores manifestações da natureza são não lineares e correspondem a sistemas físicos abertos. No ano de 2015, a mídia noticiou sobre a detecção direta de um sinal linear de natureza gravitacional (uma onda gravitacional) que na sua origem, a 1,3 bilhão de anos-luz de distância da Terra, foi intensissimamente não linear, e que resultou da colisão de dois buracos negros com massas de, aproximadamente, 36 e 29 vezes a massa do Sol, sendo que a energia inicial que a onda gravitacional carregava era equivalente a três vezes a massa do Sol. Como os cientistas responsáveis pela descoberta, que depois ganharam o Premio Nobel de Física, chegaram a esses e outros resultados? Quais são os fundamentos físicos e que tem a ver a ‘Teoria Geral da Relatividade’, desenvolvida por Albert Einstein, com todo isso? Quais foram as rigorosas etapas que tiveram que ser superadas para se chegar ao convencimento de que tal detecção não correspondia a um evento espúrio? Nesta palestra exporemos os principais argumentos de natureza experimental, teórica, de simulações computacionais, que justificam essa descoberta. Finalizaremos enfatizando que um resultado dessa magnitude não poderia surgir de um trabalho ocasional ou de pura sorte, senão do esforço intenso e perseverante de mais de mil cientistas durante várias décadas.